3 passos para aumentar seu lucro com papel de parede

Por:Lucas Lima
DICAS DO DIRETOR

16

maio 2018

3 passos para aumentar seu lucro com papel de parede

Apesar de muitas pessoas acharem o tema complexo, algumas dicas preciosas podem fazer com que seu negócio de papel de parede lucro muito mais, vamos lá:

1 – Entenda o seu cliente e apresente as vantagens do papel de parede

O ponto crucial para iniciar qualquer negócio é entender realmente a demanda do cliente, ter empatia, atendimento e conhecimento são fundamentais. O próximo passo é demonstrar as opções ao cliente, dessa forma o papel de parede pode ser uma ótima possibilidade, já que é um produto de ótimo custo x benefício e enorme praticidade, mas nem sempre seu cliente sabe disso. E de fato torna praticamente qualquer ambiente muito mais sofisticado e elegante. Se o seu possível cliente souber dos seus diferenciais como empresa e produto, com certeza serão fatores que irão agregar valor à sua venda. Diversas pesquisas de marketing afirmam incisivamente que o cliente tende a pagar o valor que ele “pensa” que vale, então falar sobre os benefícios do produto conectando com o que o cliente deseja é uma ótima forma para ele enxergar maior valor no produto.  Mesmo tendo muitas opções de busca e pesquisa, (instagram, facebook, google, etc) o cliente que pesquisa por papel de parede ainda prefere ir pessoalmente e ver com os “próprios olhos”, tocar no produto, ver a textura, sentir a qualidade. Além disso, ter modelos exclusivos e novos ampliam ainda mais as suas chances de fechar a venda e o melhor, com boa margem. Ou seja, demonstre o valor do seu serviço e produto a realidade do cliente, assim que o cliente enxergará maior valor.

2 – Criatividade e visão

Dos revendedores que temos em todo Brasil, podemos separá-los em basicamente 3 tipos: O revendedor especialista, o revendedor volume e o revendedor generalista. Em cada mercado um pode funcionar melhor que outro. Analisando os padrões e perfis vemos uma tendência de comportamento. Percebemos em cidades distantes dos grandes centros que a margem do revendedor normalmente é alta, há menos concorrência, o papel de parede ainda é visto com um produto de luxo e o vendedor que “vende de tudo” ainda possui grande credibilidade. Nas cidades medianas já há mais concorrência então a margem é intermediária, e nos grandes centros a margem é ainda mais acirrada. Quanto maior a competição e o nível dos revendedores, maior será a briga por preço, mercado e novos modelos. Mas como afirmamos, é uma tendência. Tudo depende do posicionamento, ponto, apresentação, fatores já indicados no anteriormente e também do próprio revendedor e fornecedores. A criatividade e visão são importantíssimo para a sustentabilidade de qualquer negócio. Temos revendedores que começaram do zero em cidades com várias lojas de papel de parede e estão tendo ótimos resultados, o que eles fizeram: Usaram a criatividade e em pontos que os concorrentes não atuavam, viraram revendedores especialistas. Houve um que ficou top em salões de beleza feminino, outro revendedor em escritórios, um outro em motéis.  Eles perceberam que se fizessem o mesmo que a concorrência não conseguiriam agregar tanta margem, e poderiam nem existir em meses, assim se especializaram e hoje possuem portfólio que os precedem. Ressalto que esses revendedores também atendem públicos que precisam de papel de parede para quarto de casal, sala, lavabo, quarto infantil, mas normalmente com margens mais estreitas. A criatividade e visão não tem limites, os exemplos funcionaram para alguns revendedores e podem não funcionar para outros, não há uma receita de bolo. Para cada momento uma estratégia pode funcionar melhor que outra, por isso é necessário estarmos sempre antenados com o mercado . Outro ponto que consideramos crucial é levantar as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças no mercado (Análise SWOT, pode ser encontrada facilmente no google) e matutar o que pode ser aplicado na sua realidade. Não é um trabalho fácil, mas agrega bons resultado em médio e longo prazo.

 

3 – Tenha fornecedores confiáveis

Você teve todo o trabalho de planejar, treinar a equipe de vendas e depois demonstrar as soluções para o cliente, no entanto cabe aqui uma grande pergunta: O seu fornecedor possui preços que lhe agregam melhor margem de lucro? Ele possui estoque? Será que ele existirá daqui 5 anos? Você está tendo que priorizar diminuir sua margem para vender mais? Sabemos que em um mercado tão dinâmico é necessário sempre vermos tendências e novas opções, e se possível com melhoria da margem de lucro. A Paris Decor tem uma filosofia de negócios no qual chamamos de “Ganha, Ganha, Ganha”. Todos devem ganhar, o fornecedor, revendedor e sobretudo o cliente com um produto de qualidade, durável e sofisticado. Estamos situados em uma economia cada vez mais colaborativa, no qual é muito importante pensar sempre no impacto gerado na sociedade e principalmente nos parceiros próximos. Gostamos muito de conversar sobre negócios e queremos que nossos parceiros cresçam junto com nós, sustentavelmente.

Esperamos que esse breve artigo lhe traga algumas ideias para aplicação no seu negócio, provavelmente a maioria dos pontos já são desenvolvidos no seu negócio, uns mais outros menos. Sempre recomendo olhar para dentro do próprio negócio uma vez a cada 6 meses, já que muitas oportunidades são perdidas pelo dinamismo do mercado.


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