A Arte da Decoração e a Arte de Vender

Por:Lucas Lima
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14

abr 2023

Tempo de leitura: 2 minutos

A pergunta que inicio esse texto de hoje é: Você conhece do produto que está vendendo?
Isso parece tão óbvio quanto 2+2 mas não é e vou te explicar porque. Vender produtos relacionados a decoração como é o caso do papel de parede, não necessita apenas de conhecer do produto em si, como material, cor e saber se ele pode ou não ser instalado naquele local, mas sim de todo o contexto de onde ele está inserido. Quando digo isso precisamos entender de mercado, tendências, região, motivo daquela compra, dores e desejos do cliente e na maioria das vezes de moda.

Desde sempre a arquitetura e design de interiores sempre mostraram a importância de ter um ambiente organizado e conectado com o indivíduo, mesmo assim não era algo tão difundido e que pouquíssimas pessoas valorizavam. Desde a pandemia, quando todos fomos obrigados a adaptar a rotina e muitos tiveram que começar a trabalhar de casa, essa necessidade ficou aflorada e ter um ambiente bem projetado virou uma meta.
Para quem vendia e não gostava muito de pensar além do produto, sentiu dificuldade e muitas vezes perdeu venda, porque a partir dali vender não era somente uma troca de dinheiro por produto(na verdade nunca foi), mas uma troca de conhecimento, de experiências e informações, de laços, de muita conversa. Para vender precisa conhecer o cliente, para vender precisa de conhecer do produto, para vender precisa de conhecer de psicologia, para vender precisa de conhecer de mercado, de tendência, e mais mil outras necessidades que precisamos saber para o tal simples(mas nada simples) vender.

Nossa Aline, então preciso ser formado em algo para trabalhar com papel? Não disse isso. A formação na área vai te auxiliar a saber criar projetos de forma técnica, mas tudo que falei acima não precisa de ter graduação nenhuma para saber, mas sim boa vontade e curiosidade. Eu sou formada em Design de Interiores mas amo assistir casos de investigação policial, assistir bate papo de finanças, participar de lives sobre espiritualide e bem estar. Não estudo apenas coisas da minha área. Isso me gerou uma infinidade de crescimento profissional e pessoal que me prepara todos os dias para estar frente a frente com alguma questão de venda, seja aqui na Paris ou em qualquer dos meus negócios, pois me deixa com a famosa “cabeça aberta”.

Pesquisar além do produto te faz um vendedor mais confiante, ambicioso, antenado, culto. Dificilmente não conseguirá contornar o produto que não tenha ou que o cliente não goste, para a opção que você consiga atender, porque você terá todas as cartas na mão para persuadi-lo.
Guarde sempre isso: Para vender algo que vai mudar a vida e percepção do cliente, porque mudar design do espaço é isso, precisamos ser bons ouvintes e bons comunicadores. Precisamos aceitar o problema e mostrar a solução. Cliente que te procura para mudar o ambiente, indiretamente ele precisa de uma palavra, do produto e da alegria e paz que seu produto vai proporcionar. E acredite: o designer faz isso na vida das pessoas. E todos nós que trabalhamos com produtos que decoram, temos um pouquinho de design e arquitetura no coração. Faça com valor! Faça com amor!

 

Aline Lima

Designer de Interiores – Paris Decor

 

 

 

 


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