Por:Lucas Lima
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maio 2021
Para revender papel de parede, assim como todo negócio, é recomendável fazer um plano de negócio. Apesar de burocrático esse plano lhe mostrará a realidade do mercado e também quais são os riscos, benefícios, capital inicial, riscos, desafios e oportunidades. Pode ser massante fazê-lo no início, mas realmente faz diferença. Iniciar um negócio é algo que exige muita dedicação e por isso muitos detalhes são importantes para a decisão de iniciá-lo ou não. Quanto mais informação, melhor. Lembrando que ficar só no plano em nada viabilizará a execução real do negócio, colocar a mão na massa é tão importante quanto planejar. Mas se não houver planejamento haverá grande probabilidade de falência e/ou frustração.
Vamos enumerar alguns pontos importantes, como se fosse um resumo:
Há muitos fornecedores de papel de parede que não prezam pelo revendedor, simplesmente querem vender seu produto e não cuidam do seu parceiro. Isso é mais comum do que se imagina e existe em todos os mercados. Nós da Paris Decor temos visão de longo prazo e nossas estratégias e ações são realizadas para manter o máximo de estoque e informações aos nossos parceiros. Para nós isso é simplesmente um ato de respeito é também valor ao nosso parceiro de negócios. Quantas vezes conseguimos novos clientes pelo simples fato do nosso concorrente não fazer manutenção adequada de estoque e simplesmente não informar o cliente, quantas vezes…
Além disso, é necessário ver qualidade, garantia, prazo, flexibilidade e também a idoneidade da empresa. Existem importadores de papel de parede que revendem para todos que buscam pelo produto, independente se são revendedores ou consumidores finais. Certamente sem elo de parceria a longo prazo, entre revendedor e distribuidor, haverá frustração e desentendimento. Saiba quem realmente são seus potenciais fornecedores, veja as redes sociais, site, onde fica a sede, estrutura… Veja se ele aparecem veja se
transmite confiança e credibilidade.
Tem lojas que praticam todas os três formas de abordagem, no entanto é comum termos cliente que trabalham apenas com visitações juntamente a divulgação nas redes sociais. Uma Loja Física necessitará de maior estrutura, pessoas e investimento. Dessa forma, uma loja terá um nível maior de gastos e consequentemente maior meta de vendas para alcançar um lucro mínimo. Por outro lado a opção pelo meio físico aumentará a visibilidade da empresa e nesse caso onde será o ponto de venda é um fato crucial e importantíssimo. Se errar no ponto físico da loja, já era… Já quem trabalha com visitas “in loco” junto a vendas online possui um custo menor mas não necessariamente a mesma vitrine da Loja Física. O que vemos comumente é que quem trabalha nesse formato mais resumido faz muitos negócios por indicações , trabalhos persistentes com incluenciadores e divulgação massiva nos meios online e também parcerias.
Para decidir qual modelo de negócio irá seguir é importante colocar os números no papel e estudar o mercado. Lembrando que informação é muito importante para todas as etapas do negócio. Para quem deseja investimento incial baixo, optar por vender online e visitações pode ser uma porta de entrada bem atraente…
Em algumas regiões, principalmente se for distante do fornecedor, pode ser ineressante trabalhar com alguns modelos que mais vendem a pronta entrega. Se a loja já tiver certo porte de venda também é importante considerar se o fato de ter algum estoque pode amplificar a venda de papel de parede. No entanto, se você está iniciando o seu negócio recomendamos trabalhar com o estoque do fornecedor. Nós, da Paris Decor, temos estoque online atualizado todos os dias e procuramos ter o máximo de produtos em estoque em nosso galpão. Nem todos importadores tem compromisso com os revendedores.
Para quem está começando normalmente é preferível investir em marketing, divulgação, treinamentos do que em estoque…
O marketing / divulgação é extremamente importante. Utilizar todas as plataformas de busca dos possíveis clientes é um ato de sobrevivência e não mais diferencial. Como se usa as ferramentas para alcançar o seu público ai sim é um diferencial. Não basta só usar o Instagram, Google, OLX, Site… É necessário fazer alguns links patrocinados, contratar influenciadores e também fazer ações regionais fora do formato digital. Há clientes que plotam carro, fazem “outdoor”, usam o jornal da cidade… A criatividade nunca foi tão exigida nos empreendimentos. O interessante do marketing é que o que funciona em uma região não necessariamente funciona em outra. Isso torna a divulgação algo bem misterioso, mas quando a estratégia de marketing funciona a venda “pipoca” e os restultados costumam ser duradouros.
Ser empresário(a) é complexo mas muito recompensador. Se você considera ser remunerado por resultados e não por tempo, então ser empresário pode estar no seu radar. Você gosta de design, arquitetura e/ou decoração? Então ser empresário(a) no ramo de papel de parede pode ser uma ótima opção para você O mercado é crescente e o produto muito prático. É um segmento que ainda permite entrada de novas empresas com investimento inicial baixo e isso é um atrativo para muitas pessoas. Só temos que lembrar que uma das principais qualidades de quem quer empreender efetivamente é dedicação, disciplina, foco e trabalho…
Temos vários clientes mudaram de vida com o papel de parede, possuem boa renda e uma empresa saudável. Quer saber mais? Entre em contato conosco.
Grande Abraço
Lucas Lima
CEO Paris Decor